O RESULTADO
BÉLGICA
SOBRE O PAÍS
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
CAMEROUN
SOBRE O PAÍS
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
ESLOVÊNIA
SOBRE O PAÍS
Entre Alpes, o Mar Mediterrâneo e as planícies da Panónia, o verde é a primeira cor pincelada nas paisagens da Eslovênia, graças às suas florestas, parques e reservas naturais. Faz parte da essência eslovena conviver e vivenciar a natureza diariamente. O rigoroso inverno dá lugar a um povo afeito a suas origens, que preza pela preservação de sua história e sua cultura, mas também por seu desenvolvimento. Seja no comprometimento pelo desenvolvimento sustentável ou em suas construções arquitetônicas, os traços híbridos entre o moderno e o orgânico caracterizam a identidade eslovena.
Em meio a castelos, rendas em Idrija e artesanatos de madeira em Ribnica, o povo esloveno se expressa para além de seu idioma oficial, o esloveno, e acolhe também o idioma italiano. Esse espírito pode ser percebido em sua arquitetura, como em Liubliana, a famosa capital de construções arquitetadas por Jože Plečnik. Ao representar esse país rico em cultura, natureza e arte, o embaixador Gorazd Renčelj eternizou o olhar de seu povo ao participar deste projeto.
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
PALAVRAS DO EMBAIXADOR
ESPANHA
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
IRLANDA
SOBRE O PAÍS
O trevo de quatro folhas, os nós celtas e as Festas de São Patrício são apenas alguns exemplos da riquíssima cultura irlandesa, que vão de Oscar Wilde, perpassando pela figura mitológica do leprechaun, à emblemática e lendária Molly Malone. País de povo alegre e receptivo, a Irlanda se tornou um dos principais destinos para intercambistas do mundo todo, especialmente brasileiros. Uma população apaixonada por sua terra expressa esse sentimento no rugby e na produção da cerveja e do whiskey bourbon. As baixas temperaturas da pequena ilha são o pano de fundo para um povo festivo que, ainda que predominantemente se expresse em língua inglesa, mantém vivas suas origens gaélicas.
Pelas preservadas ruas históricas de suas cidades, manifestam-se distintas expressões artísticas de seu povo, como músicos que alegram os centros comerciais compartilhando seu talento. Afinal, falar da Irlanda e não falar de sua música local é praticamente impossível, já que, além das bandas tradicionalmente celtas, que se podem ouvir em pubs e rádios do país, a Irlanda também conta com nomes famosos no mercado da música, que representam o país no resto do mundo, como U2, Westlife e Damien Rice. A Irlanda concilia toda essa tradição cultural a uma arrojado espírito inovador, tendo se tornado uma referência global no tema.
Nesse mesmo espírito receptivo e acolhedor, o embaixador Seán Hoy representou seu país ao participar do projeto-piloto Viver Brasília e eternizou seu olhar festivo sobre a capital brasileira.
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
"Fantástica iniciativa por parte do EAI-GDF e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Obrigado pela excelente oportunidade de se reconectar com a maravilha urbana em que vivemos. Foi uma grande oportunidade para apreciar os monumentos de Brasília e descobrir joias escondidas da arquitetura, do planejamento espacial e da criatividade sob o céu azul de Brasília."
Embaixador da Eslovênia, Gorazd Renèelj.
O EMBAIXADOR
Embaixador da República de Cameroun, Martin Agbor Mbeng e a Embaixatriz, Laura Mbeng.
PALAVRAS DO EMBAIXADOR
"Como Embaixadores dos nossos respectivos países em Brasília, todos somos credenciados junto ao governo federal do Brasil, às vezes também aos governos de países vizinhos. Mas, para além deste papel oficial em relação ao poder executivo do Brasil, somos igualmente a voz e os ouvidos (e os olhos!) dos nossos países perante os outros dois poderes, e também dos Estados e do Distrito Federal, dos municípios, das federações empresariais, dos sindicatos, do mundo associativo e cultural, em uma palavra, da nação. No entanto, a relação com o lugar onde as nossas embaixadas e residências estão localizadas é mais do que uma relação política e administrativa...Brasília é uma obra de arte sobre a qual nos é dada a oportunidade de nos movermos, como as estatuetas se moveriam na maquete na Praça dos Três Poderes...Muito obrigado ao Governador do Distrito Federal e ao Escritório de Assuntos Internacionais pela maravilhosa iniciativa, pela confiança e pela oportunidade de expressar nosso amor e admiração por um lugar como nenhum outro."
Embaixador do Reino da Bélgica, Patrick Hermann.
O EMBAIXADOR
Embaixador da Espanha, Fernando García Casas e a Embaixatriz, María de Los Angeles Cano Fernández.
Arte e cultura são, provavelmente, alguns dos maiores legados da humanidade. Observar um monumento ou comer uma boa comida, por exemplo, são formas de sentirmos algo que está além de nós. É justamente isso que é possível encontrar com tanta riqueza no Reino da Bélgica.
Essa abundância faz com que o país seja conhecido mundialmente por seu chocolate e suas saborosas cervejas, assim como pela variedade de Patrimônios Mundiais eleitos pela UNESCO. O Grand-Place, a Casa van Eetvelde e o Hotel Tassel são apenas algumas das grandes obras encontradas em Bruxelas, que resumem bem o espírito belga. Ao andar pelas ruas da capital é possível respirar arte, com aroma da baunilha dos waffles, ao tempo em que é relembrada a criatividade belga plasmada em histórias desenhadas no papel, uma vez que foi lá onde personagens clássicos do gênero, como Tintim e os Smurfs, ganharam vida.
É certo que tal riqueza cultural surge pela diversidade de suas origens, como as que permanecem em seus idiomas oficiais: holandês, francês e alemão. Em seu esforço para a preservação de seu patrimônio histórico-cultural, o povo belga se posiciona como grande admirador da culinária, das artes e da arquitetura. Assim, o embaixador Patrick Hermann, incumbido de representar o Reino Belga no Brasil, gentilmente aceitou participar desse percurso pelas curvas e versos de Brasília.
Por vezes chamada de “a África em miniatura", graças à sua impressionante densidade cultural, la République du Cameroun, ou República dos Camarões, em português, abriga mais de 200 etnias e grupos linguísticos em seu território. Como em um baile, as diversas culturas que originaram esse país convivem com as heranças francesas e inglesas deixadas por seus colonizadores. No mesmo compasso, a natureza de sua geografia expressa sua diversidade em meio a praias, montanhas, florestas e savanas. As mais de 26 milhões de pessoas filhas dessa nação revelam suas origens em manifestações artísticas e esportivas – seja na música, ao ritmo da makossa, no futebol, ou na pintura e artesanato.
Camarões dá a Brasília a honra de hospedar sua única representação diplomática na América Latina. Tal cortesia é corroborada pela presença do Embaixador Martin Agbor Mbeng, juntamente à Embaixatriz Laura Mbeng, no projeto-piloto Viver Brasília ao participar do roteiro geo-poético e imortalizar sua perspectiva da capital federal.
SOBRE O PAÍS
No bater das castanholas e as solas dos sapatos na dança flamenca, automaticamente somos levados à península ibérica, onde é possível sentir o cheiro da paella aos sons dos sinos ressoantes da Sagrada Família. Esse reino marcado pela expressividade cultural e revelado por mestres como Cervantes, foi trazido pelas águas do Atlântico às Américas, onde formou parte das bases civilizacionais de todo um continente.
Sua história, cultura e arquitetura se fazem tão familiares ao ponto de reconhecermos a imensa variedade de costumes difundidos ao redor do mundo. Seja por suas antigas e modernas cidades, seus artistas, seus cientistas e literatos, esse país emana, em cada aspecto, sua riqueza e diversidade de costumes e tradições. O basco, o catalão e o galego demonstram como sua abrangência de costumes não se restringe à história e arte, mas extrapola para as questões linguísticas.
Tamanha é sua identidade que, para descrevê-la, não se faz necessário mencionar seu nome. A Espanha, mais do que pode ocupar seu rico território, transborda sua alma pelos quatro cantos do mundo e se torna inconfundível a todos os que a percebem. Como prova da generosidade e cortesia do povo espanhol, o embaixador Fernando García Casas participou do Projeto Viver-Brasília, nos revelando como alguns de nossos pontos turísticos se refletem no olhar de alguém que vem de uma nação com costumes tão influentes e demarcados no mundo todo.
PALAVRAS DO EMBAIXADOR
"Um dos meus livros favoritos se chama Brasília, de Lina Kim e Michael Wesely. Ele registra Brasília no início dos anos 1960, quando era a cidade mais moderna do mundo. Quando olho através das lentes, tento retratar o presente no passado, algo que só é possível em um lugar atemporal."
Embaixador da Irlanda, Seán Hoy e a Embaixatriz, Susan Hoy.
MÉXICO
SOBRE O PAÍS
O inconfundível sabor de sua culinária e o riso fácil de seu povo fazem do México um dos países com maior expressão sociocultural do mundo. Conhecido por suas praias paradisíacas e por sua bagagem histórico-cultural, o México é berço de antigas civilizações, como a Maia e a Asteca, e por abrigar uma vasta gama de línguas nativas. É o lar de importantíssimos artistas e monumentos históricos, que revelam a potencialidade criativa da América Latina – dos quais podemos citar a pintora Frida Kahlo, conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista, e as famosas ruínas de Chichén Itzá, que foi a capital do povo maia.
O México abarca importantes tradições como importantes representações da cultura de seu povo. O Dia da Virgem Guadalupe, por exemplo, move milhares de pessoas todos os anos para adorar a imagem da santa na Basílica de Guadalupe, no norte da Cidade do México. Com uma cultura demarcada pela mistura de respeito e espírito festivo, o Dia dos Mortos mexicano é realizado para homenagear amigos e familiares com muita alegria e comemoração. Com uma celebração da vida e de suas memórias, esse povo revela como sua cultura possui um jeito único de enxergar e viver vida.
O embaixador José Ignacio Piña Rojas, representante dessa rica nação no Brasil, registrou sua visão de nossa capital por meio do projeto Viver Brasília.
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
PALAVRAS DO EMBAIXADOR
"O programa Viver Brasília: Uma Perspectiva Internacional que constituiu uma magnífica oportunidade para conhecer o importante patrimônio urbano da capital brasileira. Uma iniciativa que permitiu estimular a integração entre as representações diplomáticas credenciadas no Brasil a partir de um tour por lugares emblemáticos como o Brasília Palace Hotel, Concha Acústica, Praça dos Três Poderes, Quadra Modelo 308 Sul, Cine Brasília e o Museu de Artes de Brasília. Sem dúvida, uma proposta exitosa que contribuiu para enriquecer as relações internacionais com base na riqueza cultural de um projeto exemplar como é Brasília.."
Embaixador do México, José Ignacio Piña Rojas.
NIGÉRIA
SOBRE O PAÍS
Uma fascinante mistura de culturas, religiões e povos. Talvez essa seja uma definição pertinente do que é a Nigéria, um país que tem sua arquitetura, sua culinária e sua arte tão impactadas por esse amálgama cultural. Andar pela capital do país, Abuja, é presenciar colinas com bairros de estilo colonial e extensos jardins e árvores floridas, em que uma linda mesquita enfatiza as tradições desse povo.
Já na música, um elemento essencial é a polirritmia, em que duas ou mais batidas diferentes se transformam em um andamento, colocando em evidência mais uma vez sua diversidade cultural. Suas danças seguem a mesma ideia, pois expressam seus costumes e tradições de muitas maneiras distintas. O ahouach, o guedra, o schikatt, a gnawa, a kizomba e o semba são apenas alguns dos ritmos que expressam as demarcações culturais nigerianas e nos proporcionam uma breve ideia de como é materializada a história desse povo.
Expressando o olhar de sua terra materna, o embaixador Muhammad Makarfi Ahmed foi convidado a Viver Brasília e acompanhar o roteiro geo-poético para, assim, registrar sua perspectiva dos pontos típicos da vida brasiliense.
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
PALAVRAS DO EMBAIXADOR
"Tivemos uma ótima oportunidade de passear por Brasília, capital da república federativa do brasil no dia 23 de outubro de 2021. Obrigado pela oportunidade oferecida pelo governador do distrito. Visitamos vários lugares, entre eles estava o Brasília International Hotel, a Concha Acústica, também fomos à Praça dos 3 Poderes, à quadra modelo 308 sul que foi o primeiro prédio que foi construído. Nossa visita aos monumentos e lugares históricos de brasilia foi realizada no dia 23 de outubro, com o objetivo de levar os membros da comunidade de brasilia a ver por si mesmos o que está ao seu redor. É uma oportunidade única oferecida pelo distrito aos membros da comunidade diplomática e estamos muito felizes por fazer parte desta equipe."
Embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmed.
PANAMÁ
SOBRE O PAÍS
Um festival de dança folclórico impactante e com uma história profunda. Assim é o Festival do Congo, uma apresentação emblemática e marcante que, através de encenações que misturam simbolismos e retratações históricas, homenageia a história do povo africano e da permanência de sua cultura no Panamá. Conhecida como “cultura do Congo”, essa é apenas uma das fortes marcas culturais desse país, que foi incluída como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2018. De influências de seus povos originários, principalmente espanholas e africanas, o Panamá possui diversos costumes e tradições celebrados anualmente.
O famoso Canal do Panamá, principal símbolo do país, foi inaugurado em 1914 e representa não apenas sua importante ligação econômica com seus países vizinhos, mas também sua associação com essas diversas culturas que permeiam o país — ao passo que se transformou em um ponto de confluência de culturas e interesses na América Latina.
Como testemunho dessa essência diplomática, o embaixador Miguel Humberto Lecaro Bárcenas aceitou participar do projeto Viver Brasília, e durante uma manhã pôde conhecer e registrar pontos históricos da capital.
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
PALAVRAS DO EMBAIXADOR
"Foi uma experiência muito interessante conhecer pontos importantes de Brasília, locais de valor artístico e histórico desta grande cidade. Parabéns à Secretaria de Cultura e ao GDF pela iniciativa e pelo gentil convite."
Embaixador do Panamá, Miguel Humberto Lecaro Bárcenas.
REINO UNIDO
SOBRE O PAÍS
São cinco horas da tarde: é hora do chá. Na terra da realeza mais famosa do mundo, o povo é conhecido por sua cortesia, pontualidade e marcantes costumes socioculturais. O reino formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte transborda cultura por todo o mundo, na medida que se fez influente e conhecido pelos cinco oceanos. Entre essas tradições e costumes, a vida social é um dos pilares. Um bom exemplo disso são as idas aos pubs, aos festivais de música, às galerias de arte e às casas de chá. O Reino Unido também é reconhecido pelos seus inconfundíveis artistas, nas suas mais variadas expressões, como os Beatles, William Shakespeare, Neil Gaiman e Mary Shelley.
Uma origem milenar encanta a todos que se propõem a conhecê-lo, e a eternização de seus costumes e história fazem do Reino Unido uma terra fascinante, seja por suas icônicas construções históricas como o Big Ben ou pela modernidade dos traços arquitetônicos exemplificados na London Bridge. Com costumes eternamente clássicos e conhecidos ao redor do mundo, tal riqueza cultural é o que torna o país um dos ícones civilizacionais da humanidade.
Para honrar essa história e influência, o embaixador Peter Michael Alexander Wilson foi convidado a registrar seu privilegiado olhar sobre Brasília neste projeto.
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
PALAVRAS DO EMBAIXADOR
"Cine Brasília, o cinema mais antigo da cidade ainda em funcionamento. Incrível! Obrigado ao Secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues e ao Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, por nos mostrarem tantas partes especiais de Brasília."
Embaixador do Reino Unido, Peter Michael Alexander Wilson.
SINGAPURA
SOBRE O PAÍS
256. Esse é o número de árvores registradas como patrimônio natural de Singapura. Esse é o retrato de um povo que preza por preservar e harmonizar as diversas culturas presentes em seu território, que, apesar de diminuto, abriga muito mais do que se pode enxergar.
Singapura é uma cidade-estado dinâmica, rica em contrastes e cores, onde se encontra uma harmoniosa mistura de culturas reveladas em expressões de arte, arquitetura e culinária. Não é à toa que Singapura não só é considerada a capital gastronômica de toda a Ásia, como também um eficiente centro de negócios com excelente infraestrutura. Andar pelas ruas de Singapura é se deparar com cheiros, costumes, construções e manifestações artísticas únicas.
A riqueza cultural de Singapura se dá em cada detalhe, seja diante do esplendoroso Monumento De Merlion ou de um carrinho de comida de esquina. A cidade abre um espectro de cores vibrantes com seus festivais, quando danças e performances tomam conta das ruas, trazendo a mais pura arte para o olhar dos transeuntes. Singapura também recebe os holofotes do mundo ao abrigar edições de gigantes eventos internacionais, como o Grand Prix de Fórmula 1 e o World Architecture Festival. Toda essa integração econômica e cultural faz dessa cidade um novo distrito financeiro construído com reluzentes arranha-céus e hotéis.
Como representante desse país, o Encarregado de Negócios, Sr. Desmond Wee Kwang Ng e sua esposa, a sra. Yumi Ng, integraram o grupo de embaixadores que imortalizou seus olhares sobre a cidade no projeto Viver Brasília.
REGISTROS FEITOS PELO EMBAIXADOR
PALAVRAS DO EMBAIXADOR
"Minha esposa e eu desfrutamos de uma agradável manhã de sábado na companhia de nossos amigos do Governo do Distrito Federal quando eles nos trouxeram para visitar alguns dos primeiros projetos construídos em Brasília. Foi um passeio revelador pela cidade e seus locais históricos que nos ajudou a apreciar o crescimento de Brasília nas últimas seis décadas. Em particular, gostei de visitar o Bloco 308 da Quadra Modelo, que foi o primeiro bloco habitacional construído em Brasília. Como um cingapuriano, isso me lembrou dos primeiros apartamentos de habitação pública construídos pelo governo no início dos anos 1970, quando o país embarcou em seu programa de habitação pública em massa para fornecer aos cingapurianos comuns suas próprias casas."
Chefe de Missão de Singapura, Desmond Wee Kwang Ng e sua esposa, Yumi Ng.